quarta-feira, 13 de agosto de 2008

INTRODUÇÃO DO BASQUETE


O basquete surgiu como uma solução para o rigoroso inverno norte-americano do século XIX. Em 1891, em Massachussets, James Naismith, professor do Springfield College (da Associação Cristã dos Moços), pensou em desenvolver uma modalidade para ser praticada em ginásios fechados. Foi assim que ele teve a idéia de criar o basquete. Apesar da motivação inicial, o esporte poderia ser disputado tanto no frio como no verão e chamaria mais a atenção dos estudantes que a ginástica, solução encontrada até então no combate às baixas temperaturas.
As regras do jogo foram todas pensadas justamente para que a nova modalidade cumprisse seu objetivo. Os atletas não usariam os pés para evitar contato e bateriam na bola de mãos abertas para que não houvesse socos acidentais - tudo para evitar lesões. O objetivo do jogo foi definido - acertar a bola em um alvo que estaria acima de todos -, e o referido alvo, inicialmente, foi uma caixa de pêssegos vazia. Assim, o nome do esporte virou basketball (bola ao cesto, em inglês).
Imagem cedida pelo Comitê Olímpico Brasileiro
Crédito: Wander Roberto/COB/DivulgaçãoMais adiante, os praticantes tiveram a idéia de furar a parte de baixo do cesto, para que os atletas não tivessem de buscar a bola no alto após todo ponto marcado. Dessa forma, o esporte não tardou a fazer sucesso e, aos poucos, ganhou popularidade nos Estados Unidos e também fora dele. Em 1936, o basquete foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos de Berlim, na Alemanha

3 comentários:

Modaas e cia disse...

ta pesima a introduçao de vcs ta bom tentem melhorar !!!!



bjao e muitao obrigada...

Unknown disse...

tbem axei pessima
tentem melhorar

Jacky disse...

eu gostei , obrigado